Voltar Para Página Inicial...
 :. Ações e Projetos
 :. Brasil no Timor
 :. Chrys Crhystello
 :. Créditos
 :. Crocodilos em Rede
 :. Cultura e Sociedade
 :. Destaque
 :. Endereços Úteis
 :. Filme
 :. Fotos
 :. Língua Portuguesa
 :. Livros
 :. Nossa Lista
 :. Olhar de Crocodilo
 :. Poemas de Crocodilo
 :. Reportagens
 :. Solidariedade
 :. Vivência Crocodilo
 :. Vídeos

   

Clima, Língua e Religião

Clima: Tropical, com uma estação seca e outra chuvosa (novembro a abril). A média anual de precipitações é de 1.500 mm. A temperatura média é de 24° centígrados, com umidade entre 70 e 80 por cento.

Diferença horária em relação a Brasília: + 12 horas (na maior parte do ano).

População: cerca de 830 mil habitantes, com aproximadamente 28 mil refugiados ainda em Timor-Oeste. A maioria absoluta da população (85%) está no campo. Díli é a capital. A segunda cidade mais importante do país é Baucau.

Língua: 35 línguas nativas timorenses, das quais a mais falada é o tétum, do grupo malaio-polinésio ou austronésio. É o idioma de Díli, sendo entendido por 80% da população. O português é falado por cerca de 5% dos timorenses e especialmente pela elite culta e pela população mais idosa. É entendido, porém, por um percentual bastante superior, que, entretanto, não se pode estimar com precisão.

O indonésio é falado por aproximadamente 40% da população e, sobretudo, pelos que se educaram em Timor-Leste durante a ocupação, entre 1975 e 1999. A língua de trabalho da UNMISET (United Nations Mission for Support to East Timor) e das agências especializadas das Nações Unidas é o inglês, falado por apenas 2% da população timorense. Pela Constituição de Timor-Leste, o tétum e o português são línguas oficiais e o inglês e o indonésio “línguas de trabalho”.

Religião: Católica (97% da população).

Voltar para índice

 
 

 Mais informações


Queimado Queimado,
mas Agora Nosso!

ROSELY FORGANES
Ler Críticas


Filme
Timor Leste
O massacre que o mundo não viu

Compre Diretamente
novo

Todos os direitos reservados
Melhor visualização: 800x600 - Internet Explorer 5.0 (acima)
webmaster@timorcrocodilovoador.com.br